O COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão do governo que trabalha à prevenção e combate aos crimes de lavagem de dinheiro. Empresas de alguns setores da economia estão obrigadas a comunicar operações consideradas suspeitas ou a realizarem o registro da não ocorrência, ou seja, transmitir uma declaração negativa.

O meio de entrega da comunicação de não ocorrência é estabelecido pelas entidades reguladoras do setor. Como exemplo na contabilidade quem faz a regulamentação é o Conselho Federal de Contabilidade.

A comunicação de operações suspeitas deve ser feita no momento em que a mesma é identificada. Já a declaração negativa, a comunicação de não ocorrência, tem como prazo máximo de entrega o dia 31/01/2019.

Veja no link a notícia divulgada pelo COAF. No site do COAF estão listados todos os setores e seus respectivos órgãos obrigados a realizar a comunicação de não ocorrência.

http://fazenda.gov.br/noticias/2018/dezembro/coaf-divulga-novos-prazos-para-comunicacao-de-nao-ocorrencia-para-os-setores-obrigados

Verifique no link se sua empresa está obrigada, para proceder com a entrega da declaração.